-->

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Você já conhece o projeto Meias Órfãs?

O Projeto Meias Órfãs / Chaussetes Orphelines integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, e tem como principais parceiros na França a Escola de Moda ESMOD e a Prefeitura de Paris. Meias Órfãs é um projeto que prevê continuidade, e deverá ocorrer anualmente, sendo realizado a cada ano em uma região brasileira. Sua primeira edição, no âmbito do evento Ano da França no Brasil, ocorre no Estado de Alagoas. “Meias Orfãs” pretende disseminar conceitos como inserção, recuperação, reutilização, transformação e novos usos para objetos que perderam sua função original. Ele fala também de otimismo e de bom humor.



A residência tem o objetivo de uma aprendizagem que extrapole o design para alcançar aspectos antropológicos, sociais e econômicos, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, permitindo a ampliação de horizontes para as partes envolvidas.
Como resultado da residência o projeto contará com uma exposição das obras, publicação de catálogo e documentário em vídeo, narrando o percurso do projeto, desde seu início na França.

No “Viaduc des Arts”, em Paris, Márcia de Carvalho apresenta o seu projeto social de artesanato: "Meias Órfãs”, para ser apresentado no Brasil, na comemoração do ano da França no Brasil (2009).
A estilista franco-brasileira compartilha o seu amor pelo artesanato, rendas, malhas, acessórios e cores tão alegres como na sua terra natal.
O glamour em suas criações são as misturas de estilos, alinhados as diversas formas e materiais.





Arrumando as gavetas de meias de seus filhos adolescentes, Márcia se deu conta de quantas delas estavam sem pares, seus pares haviam misteriosamente desaparecido, e dessa situação tão prosaica começou a imaginar que outras funções poderia ter uma meia, cujo par se perdeu. Resolveu então chamar aquelas meias, solitárias, de meias órfãs e iniciou uma grande coleta de meias órfãs com seus amigos, dando início à primeira coleção, para a qual foi convidada a expor no Grande Prêmio de Criação da Cidade de Paris.
O sucesso da exposição fez com que ela pensasse em trazer o projeto ao Brasil e ampliar seu alcance, utilizando como mote o conceito da recuperação de objetos que perderam a função para o qual foram produzidos.

Para maiores informações, dúvidas ou sugestões, deixe um comentário ou mande um email para PALP!TE fashion.Somos participantes e apoiamos esse projeto maravilhoso!

pfashion@kliu.com.br

Um comentário:

  1. meu palpite nao é nem sobre essa materia... mas sobre a foto do perfil... kikinhaaaaaaaaaaaa ce ta lindona na foto, viu? ;)

    ResponderExcluir